Inicial > Curiosidades > O tempo está passando mais rápido?

O tempo está passando mais rápido?

AmpulhetaEstresse, correria, muitos compromissos e tarefas, o telefone que não para de tocar, muitos e muitos e-mails que lotam sua caixa de entrada todo dia… tudo isso na atualidade faz parte da vida da maioria da população. Não há muito como fugir disso, o jeito é tentar arranjar tempo e conciliar as coisas da forma mais harmônica possível — um dia ainda aprendo como fazer isso!

Porém, uma coisa que acho curiosa é que, quanto mais velhos ficamos, parece que o tempo passa mais rápido, já percebeu? A nossa noção de tempo acaba mudando com o passar dos anos, mas por que isso acontece?

Na verdade não sei porque isso ocorre, mas tenho uma teoria interessante (minha opinião :D) sobre o assunto.

Quando somos crianças, no início do idade escolar e até mais ou menos a 4ª série, o parâmetro mais significativo sobre tempo (não estou me referindo a horas e minutos, mas a períodos cíclicos) que uma criança tem é o ano. Isso se deve porque ela sabe que as férias escolares mais longas — as do nosso verão, se repetem de ano em ano. Então, mal a criança retorna as aulas e fica pensando em como serão as próximas férias.

Esse pensamento também fica no período entre a 5ª série e o terceiro ano do 2º grau, porém a preocupação não é que cheguem as férias, mas que as provas terminem e chegue o sentimento de alívio — “Ah! estou livre…”.

Quando entramos na faculdade, cai para metade o nosso parâmetro mais significativo sobre o tempo: antes era o ano, agora é o semestre! E quem já fez faculdade entende bem os apertos que passamos durante e, principalmente, no final do semestre. Então, dentro de um ano temos dois grandes blocos de tempo, que são os dois semestres.

Depois de formados, logo que arrumamos um emprego, nosso parâmetro de tempo cai em um sexto! Mas por que será? Aham…. por isso mesmo, porque agora o parâmetro é mensal, e se chama “dia do pagamento”.

Antes tínhamos a preocupação de estudar para obtermos boas notas, com a preocupação de logo nos formamos. Agora, temos a preocupação de gerenciar nosso pagamento mensal, de modo que dê para passar todo o mês, se possível com folga. Engraçado, não?

É por isso que estamos em agosto de 2009, e parece que foi ontem que estávamos comemorando a entrada em um ano novo… e não se esqueça, 31 de dezembro de 2009 está há 4 passos daqui!

Fonte:www.iuribr.blogspot.com/2009/08/o-tempo-esta-passando-mais-rapido.html

Categorias:Curiosidades
  1. agosto 31, 2009 às 9:03 am

    uashaushausHSUSHA
    Entom o pior ainda estah por bvir…
    bjus

  2. ulialterego
    agosto 31, 2009 às 1:29 pm

    Eu acho que a resposta está na relatividade…
    Veja esse texto na parte em que fala da imortalidade:

    http://www.acidezmental.xpg.com.br/top_7_superpoderes.html

  3. Caruccio
    agosto 31, 2009 às 2:14 pm

    Boa teoria.
    A minha é de que para uma criança, tudo é novidade. A medida que envelheçemos, nos deparamos com coisas que ja vimos e experimentamos. Isso pode estar ligado à sensação de passagem de tempo.

    Mateus

  4. Carlos
    agosto 31, 2009 às 6:24 pm

    Ou seja, em resumo, o tempo é relativo!

  5. victorsantiagovieira
    agosto 31, 2009 às 6:42 pm

    Carlos, concordo com o seu resumo.
    Muito bem analisado.

  6. Josh
    agosto 31, 2009 às 8:23 pm

    Relatividade!
    Tudo esta relacionado ao ponto de vista, por ser pequeno e ñ ter vivido muito tempo cada segundo é precioso e os meses passam devagar ja que sua vida esta baseada nos poucos meses e anos vividos, logo de depois dos 20, 30, 40 anos vc tem uma noçao de tempo diferente, vc ja viviu 40 anos e sabe o que é ter passado toto esse tempo na terra, sua nocao de tempo entao muda e 1 ano passa a ser pouco quando relacionado com o tempo vivido.
    relatividade pura!
    minha teoria? nossa realidade!
    Achei muito arcaico teu pensamento e sugiro vc se atualizar com coisas que homens do passado ja penssaram anteriormente. pra iniciantes recomendo platao! avanzados, stephen hawpking

  7. Susana
    setembro 1, 2009 às 1:05 am

    Meu avô só tem a preocupação do horário do próximo remédio, outro dia ele dormiu de tarde e qdo acordou achou q já era o dia seguinte. Será q foi por isso?

  8. setembro 1, 2009 às 2:55 am

    To numa correria, mesmo , sem tempo. uhasuhhuas fazer o que…………~~

  9. sempremaisinfo
    novembro 28, 2009 às 11:48 am

    É verdade ein, boa teoria, meu tempo tem voado justamente por causa do dia do meu pagamento.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário