Inicial > Utilidades > Capitalismo de Desastre

Capitalismo de Desastre

A estrela do capitalismo não tem o mesmo brilho, deveria, mas não tem. Ganhou força com a revolução industrial, enfatizando a importância de um mercado livre com o movimento e acumulação de capital, algo como, servir a si mesmo e não ao bem comum. Karl Marx demonstrou quanto o capitalismo poderia ruir a sociedade, fazer escravos assalariados e burgueses gorduchos, isso em 1867. Talvez tivesse uma máquina do tempo ou seria amigo de Deus que fingia não acreditar, suas palavras hoje tem todo sentido.

Vivemos uma nova era do capitalismo, o de desastre. Nunca o capitalismo teve tanto impacto negativo na sociedade como nos dias atuais, compreenda isso globalmente. Então deveríamos pensar como socialistas, anarquistas ou comunistas? Não. O capitalismo é um modelo econômico importante, mas chegou ao seu limite, hoje se consome incrivelmente mais do que é necessário, isso fica mais claro quando comparamos que os americanos consomem 30 vezes mais do que os indianos ou quando analisamos fatores socioculturais, como a busca por livros de auto-ajuda para que o indivíduo se afirme necessário e a obesidade que atinge 10% da população brasileira e é classificada como epidemia pela Organização Mundial da Saúde. O consumismo desenfreado faz de todos, vitimas e culpados ao mesmo tempo; Vitima pois cada vez se herda lixo, devastação ambiental, doenças causadas por stress; culpados pela falta de uma pensamento consciente em relação ao consumo. O marketing deixou de ser uma ferramenta do capitalismo e passou a ser o vilão do consumismo.  Empresas buscam porcentagens maiores, fatias de mercado cada vez mais esmagadoras, pesquisas para  entender o consumidor, para que este por sua vez, compre, compre, compre. Mas a mudança do cenário atual é complexa, encontramos empresar preocupadas com o meio ambiente, com a responsabilidade social, mas inexiste as corporações que se preocupem com a redução do consumo dos seus produtos para um melhor equilíbrio social. A busca do lucro cria monstros e presas. O medo e desespero é transformado em oportunidades de enriquecimento. Para se ter um mundo melhor é necessário fazer o bem alem do social, mas político e economicamente. Utilize do consumo consciente!

“O Tsunami é uma oportunidade economicamente maravilhosa para a política externa norte-americana” Condoleezza Rice – Secretária de Estado dos EUA.

Para saber mais sobre consumo, assista ao documentário SURPLUS. De fácil acesso em sites de downloads e YouTube.

Fonte: http://www.consumocapital.com.br

Anúncios
Categorias:Utilidades
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: